domingo, 5 de junho de 2011

Mais uma universidade pública!

Você já ouviu falar na UERGS?
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul oferece cursos em diversas áreas, porém a maioria é ministrado no interior do nosso Estado, mas, de toda forma, por que não? Centenas de estudantes mudam de cidade e de estado para cursarem a universidade, e o poder aquisitivo do estudante nem sempre é o que comanda a mudança.

Clique no link UERGS e conheça mais esta universidade pública!

Quando fui estudar em Santa Catarina, na UFSC, conheci estudantes do interior catarinense e de vários estados, muitos chegaram lá e se organizaram em repúblicas (moradias coletivas) até conseguirem a Moradia Estudantil da universidade; iniciaram com bolsa-trabalho na própria universidade até conseguirem um emprego... A vida do estudante sem muitos recursos financeiros é difícil, mas com a luta diária e o foco nos objetivos: formar-se no curso desejado em uma Universidade Pública e conseguir ingressar na carreira escolhida é o que os garantiu a força e a perseverança nos momentos de crise. Hoje, os que conheci estão formados e super bem empregados; tenho a certeza de que valeu o sacrifício!
Aos estudantes que têm recursos financeiros, a vida fora de sua cidade/estado também não é fácil. Se não tiverem força e foco de nada adianta o dinheiro. Tive colegas com significativa renda, mas sem foco, ainda estão lá, ou reprovando ainda os semestres, ou já desistiram dos cursos em que se matricularam; esses provam que só o dinheiro não adianta.
Eu fui uma estudante entre os dois extremos. Tinha renda para custear o mínimo: uma modesta kitnete (até hoje não sei como se escreve) e o mínimo de alimentação, mas tinha de trabalhar para comprar livros, roupas (porque em 5 anos as roupas de deterioram!)... Comecei a trabalhar como bolsista da UFSC (de 2004-2007) até começar a trabalhar como professora em 2007. Passei por todas as situações possíveis, adoeci de pneumonia 2 vezes, me acidentei 1 vez, tive inúmeras gripes e dor de dente (o ciso é o dente que nos fere na fase adulta), passei medo (já dividi moradia e pátio com gente doida), fui roubada algumas vezes... Só de lembrar os invernos solitários na fila do SUS... Enfim, e passei tudo isso sozinha, mas valeu a pena! Me formei em uma Universidade Pública e sou professora, com orgulho, pois foi a carreira que escolhi na universidade que escolhi!