domingo, 12 de junho de 2011

Interpretação Textual

Vejam dicas de Interpretação Textual que colei do blog de outra professora, 2º ano - Ensino Médio. Vamos trabalhar em aula estas dicas e praticá-las em seguida.


Interpretação de Texto

Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de um texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

1. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto.
2. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente.
3. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais.
4. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar.
5 .Esclarecer o vocabulário.
6. Entender o vocabulário.
7. Viver a história.
8. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor.
9. Interpretar o que o autor escreveu e não o que você pensa.
10. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) do texto correspondente.
11. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafos, partes) do texto correspondente.
12. Ative sua leitura.
13. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão.
14. Ver, perceber, sentir, apalpar o que se pergunta e o que se pede.
15. Cuidado com os vocábulos: destoa (= diferente de...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto,
e outras palavras que aparecem nas perguntas e que às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu.
16. Quando duas alternativas lhe parecem corretas ou certas, procurar a mais exata ou a mais completa .
17. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas.
18. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
19.Não se deve preocupar com a arrumação das letras nas alternativas.
20.As perguntas são fáceis, dependendo de quem lê o texto ou como o leu.
21.Cuidado com as opiniões pessoais, elas não existem.
22.Sentir, perceber a mensagem do autor.
23. Cuidado com a exatidão das questões em relação ao texto.
24. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais.
25. Não se deve procurar a verdade exata dentro da resposta, mas a opção que melhor enquadre no sentido do texto.
26. Às vezes, a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta.
27. Descobrir o assunto e procurar pensar sobre ele.
28. Procurar estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
29. O autor defende idéias e você deve percebê-las. Eis a Ideologia de que sempre falo.
30. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Exemplo:  Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= a causa da morte dele)
Ele morreu faminto
Faminto: predicativo do sujeito - é o estado em que “ele” se encontrava quando morreu.
31. Todos os termos da análise sintática, cada termo tem seu valor, sua importância.
32.As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si.
33.Todas as orações subordinadas têm oração principal e as idéias se completam.
34.Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado. 

Atenção para o valor dado pela professora Ana Claudia ao conhecimento da Sintaxe para melhorar a interpretação textual! E para entendermos a Sintaxe devemos compreender bem a Morfologia. Então: Vamos nos empenhar mais neste trimestre para ficarmos afiadíssimos na Gramática, na Interpretação Textual e na Redação!