quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eu e Mim

Quando usar EU e MIM

Acho que todo mundo deve se lembrar de já ter sido corrigido alguma vez em sua vida a respeito do uso do EU e do MIM, na verdade geralmente quando se usa, erroneamente, o MIM.
Quando a gente aprende e entende, não consegue mais ouvir e achar normal ouvir um MIM no meio da frase (é horrível). Ouço isso de diretores de empresas, de atendentes, de alunos, de leitores, ou seja, é um erro eclético, que não escolhe classe social, idade, sexo – rs.
Pra saber se você usa corretamente o EU, ao invés de MIM, basta ver se você tem ciência de “quando” se deve usar o EU (ao invés de MIM) e se percebe, a todo momento, alguém falando errado. Se você não tem certeza (e se não costuma perceber que os outros usaram de forma errada) provavelmente você também “escorrega” no uso.
Vamos às explicações…
 
Vamos ver se vocês conseguem “pegar o fio da meada”, pois quem entende não erra mais: sempre que for utilizar antes de um verbo, determinando uma ação (fazemos isso usando o verbo no infinitivo – a forma original do verbo, terminada em AR, ER, IR, OR e UR), usa-se o EU


É ai que entrava a professora e falava: “Quem faz sou EU, porque quem diz MIM faz é índio”. Testemos como fica horrível usar o MIM, substituindo nos exemplos acima:
Então, não use MIM para conjugar verbos. É só se acostumar que não se erra mais.
Incluído depois:
1. DICA: Como disse os leitores Bárbara e Helison nos comentários abaixo, MIM não conjuga verbo. Notem como aprendemos a conjugar verbos: EU, TU (que é o VOCÊ), ELE, NÓS, VÓS e ELES. Viram? Não tem nenhum MIM, pois o MIM é passivo, MIM é um “cara” preguiçoso, ele não faz nada, só recebe (veja que o verbo vem sempre ANTES de MIM):
  • … veio a MIM.
  • … faça pra MIM.
  • … traga pra MIM.
Quem faz sou EU (ou seja, se o verbo vem depois, determinando uma ação, é sempre EU):
  • … pra EU fazer…
  • … pra EU entregar…
Portanto, risque o MIM de suas frases que sejam seguidas por um verbo no infinitivo.

2. Entre EU e ELE – ou – MIM e ELE? Quando tiver que usar numa frase assim:
  • Isso já está mais do que discutido entre ?? e ELE.
Utilize MIM, pois o EU é utilizado junto com um verbo, que vem na sequência, o que não ocorre aquiAlém disso, o uso de preposição antes (no caso o “ENTRE” – ver mais no item 3) exige o uso do MIM.
  • Portanto sua frase ficará: Isso já está mais do que discutido entre MIM e ELE.
3. NO FINAL DE FRASE / DEPOIS DE PREPOSIÇÃO - o EU é sempre sujeito, então nunca use EU depois de preposição (PARA, DE, POR, A). Isso geralmente acontece no final das frases, mas pode também ocorrer em outras partes:
  • Isso já foi entregue para MIM.
  • Para MIM isso é fato consumado.
  • Não deixarei tirarem isso de MIM.
  • Por MIM seriam todos condenados.
  • Vinde a MIM todas as criancinhas…
Perceba que em todos os exemplos o MIM não é o sujeito executor da ação (não vem antes do verbo, “fazendo” algo, onde se exige o EU). Em alguns casos até podemos ver o verbo aparecer logo depois, mas basta invertermos a frase para notarmos que o MIM não está executando a ação determinada no verbo:
  • Para MIM, resolver estes problemas é coisa simples.
  • Resolver estes problemas é coisa simples para MIM.
  • = aqui ainda podemos aplicar a regra de que não se usa EU depois de preposições (no caso o PARA).
Entretanto não se “iluda” com a preposição antes. Quando existe uma ação (verbo depois), usa-se, como explicado no começo desse post, o EU:
  • Me dê o microfone para EU CANTAR.
  • = está “fazendo” alguma coisa = CANTANDO = EU. Só usaria o MIM, no caso de não existir a ação:
  • Me dê o microfone para MIM, vou cantar.
E ai, deu para entender? Você acha que agora não erra mais ou esse não é um problema para você?

FONTE: Silvia Zampar